sexta-feira, 7 de maio de 2010

vitória frontispiciano


Uma tela em branco. Um pedaço de sucata. Um punhado de argila. Peças de porcelana. A matéria-prima pouco importa. É uma questão de opção. O que vale é a criatividade, a técnica, o talento para comover e encantar o espectador. Amanhã, os mogianos poderão conferir de perto o trabalho destes profissionais, quando é celebrado o Dia do Artista Plástico. A partir das 10 horas, no Largo do Carmo, vários nomes conhecidos do segmento na Cidade, entre outros iniciantes, comemorarão a data, produzindo obras ao vivo.

Esta é uma maneira de chamar a atenção do público. De acordo com Vítor Wuo, artista plástico e coordenador de projetos da Secretaria Municipal de Cultura, as pessoas poderão matar a curiosidade a respeito do processo de criação dos artistas. "Vamos ter uma área coberta, cavaletes, para que o pessoal possa mostrar seu trabalho", acrescenta. Os mogianos ainda terão a chance de levar para casa obras produzidas na ocasião. "Faremos um sorteio de algumas peças", comenta.

Entre os convidados estão artistas de reconhecimento internacional, como Lúcio Bittencourt e Nerival Rodrigues. O evento ainda deve mostrar a versatilidade da produção do segmento, já que cada um segue uma linha diferente. Há artistas adeptos ao estilo acadêmico, naif (primitivista), abstrato, entre outros. A diversidade de matéria-prima também é grande. Alguns trabalham com sucata, outros cerâmica, pintam com tinta a óleo, acrílica.

Músicos, escritores e atores também marcam presença durante o evento. O Grupo Entremeio Literário declamará poemas enquanto os alunos da Oficina de Iniciação Teatral da Secretaria de Cultura farão uma performance. Os atores estarão caracterizados com diversos personagens e promoverão a interação com o público. O Grupo de Violeiros e o Quinteto da Corporação Musical Santa Cecília comandarão o som.

José Luiz Freire de Almeida, secretário nunicipal de Cultura, diz que o Dia do Artista Plástico nunca havia sido comemorado no Município e destaca a importância desta data. "É uma homenagem mais que justa. Mogi é uma cidade privilegiada pela quantidade de artistas plásticos talentosos que tem". Vítor Wuo diz que a partir deste ano, a celebração passa a fazer parte do calendário de atividades culturais de Mogi.

Para ele, além de prestar homenagem aos artistas, esta é uma oportunidade para quem está começando a mostrar o seu talento. "Quem quiser poderá levar suas obras, já que o evento não terá formalidades"No evento, o público irá conhecer o trabalho daquele que utiliza o desenho, a pintura e a escultura para expressar o modo como vê o mundo. O largo do Carmo será transformado em um ateliê, onde alguns artistas locais produzirão ao vivo obras de arte para serem expostas e sorteadas aos viDe acordo com o artista plástico Wictor Wuo, um dos organizadores do evento, o local será um ponto de encontro de artistas veteranos e iniciantes. "O evento é aberto a todos que apreciam as artes plásticas. Não há nenhuma distinção e a ideia é promover um encontro para homenagear todos os artistas",.

Entre os nomes já confirmados estão Lucio Bittencourt, Nerival Rodrigues, Norberto Duque, Adelaide Lawitschka Swettler, JAM, dentre outros. O grupo Frontispício, que comemora seu primeiro aniversário, também estará presente.

Comemoração

O Dia do Artista Plástico surgiu como homenagem ao pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, nascido no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, Estado de São Paulo. Almeida Junior teve uma carreira bem-sucedida, estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Victor Meireles. Obteve, também, formação na Escola Superior de Belas-Artes de Paris.

Sua principal contribuição para as artes plásticas segundo uma parcela da crítica brasileira, está atrelada a temática abordada, já que diferente de muitos artistas da época ele retratava o homem comum. .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.