quinta-feira, 27 de outubro de 2011


MAM
Artistas criam Associação Pró-Museu
Entidade foi oficializada na noite de ontem durante reunião realizada no Centro Cultural Antonio do Pinhal
Cleber Lazo
Da reportagem local
Jorge Moraes

Artistas vão se unir para formalizar proposta a ser entregue à Telefônica para uso de prédio no centroO projeto de criação de um museu na região central de Mogi das Cruzes deu passos importantes para a concretização. Durante reunião realizada na noite de ontem, no Centro Cultural Antonio do Pinhal, diversos artistas mogianos aderiram à causa e juntos decidiram criar a Associação Pró-Museu.
A reunião contou com a participação de nomes como Nerival Rodrigues, Lúcio Bittencourt, Olga Nóbrega, AnaMarb, Mieka Fukuda e Enzo Ferrari. O professor e historiador Mário Sérgio de Moraes também esteve presente.
A ideia de criar o Museu de Arte Mogiana (MAM) surgiu com o arquiteto Paulo Pinhal. Inicialmente, o local selecionado para abrigar uma pinacoteca com obras dos artistas mogianos, além de um espaço para receber exposições, seria o prédio da Telefonica, instalado ao lado da escola Coronel Almeida. Ele foi considerado o espaço ideal. No entanto, Pinhal destacou que o projeto de criar um ambiente de arte "não pode ficar refém de apenas um imóvel". "Nosso objetivo, e quando digo nosso já falo em nome de todos os artistas que encamparam a iniciativa, é encontrar um lugar que atenda todas as necessidades que os criadores de cultura precisam", revelou o arquiteto que apesar de considerar outros endereços, ainda vislumbra a possibilidade de transformar o prédio no MAM. "Vamos convidar todos os artistas da cidade a participar da elaboração da proposta que entregaremos a direção da Telefonica", frisou.

Ele lamentou a ausência da Secretaria de Cultura. "Gostaríamos de unir forças e a administração municipal precisa entender a importância da cultura. Esta mobilização ganharia força com o apoio da Prefeitura", destacou. "Durante o Desafio de Corrida FlexPé Sport/TV Mogi News (no próximo domingo) vou lançar uma campanha para que todas as pessoas que desejam um museu em Mogi usem uma peça de roupa na cor vermelha", revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.